.png)
Concurso de Podcast
Podcast Estudantil
Convidamos os alunos a criar um podcast original de cinco minutos ou menos que informe ou entretenha. Você pode inscrever a sua turma das escola, em grupo de 3 a 5 alunos você pode participar. Podem se inscrever até 8 grupos por turma.
Você ouve podcasts? Você sintoniza para descobrir o que está acontecendo no mundo ? Para se manter atualizado sobre esportes , música , cinema , moda ou TV ? Para receber conselhos ? Para rir ? Para ouvir uma boa história ? Para aprender algo novo ?
Imagine que você — ou você e vários amigos — estivessem atrás do microfone. Sobre o que vocês falariam? Quem vocês gostariam de entrevistar? Que pensamentos, talentos, insights, opiniões ou histórias vocês gostariam de compartilhar com o mundo?
Em nosso de Podcasts para Estudantes, convidamos adolescentes a enviar podcasts originais de até cinco minutos. Sua criação pode ser sobre qualquer assunto de seu interesse, em qualquer formato que você preferir. Nossos favoritos serão apresentados em nosso Canal de Podcast.
Confira as diretrizes e os recursos relacionados abaixo. Deixe suas dúvidas nos comentários e responderemos por lá, ou escreva para LNFeedback@nytimes.com. E considere pendurar este anúncio em PDF de uma página no quadro de avisos da sua turma.
Aqui está o que você precisa saber:
O Desafio
Produza um podcast de cinco minutos ou menos que informe ou entretenha.
Você pode criar um podcast sobre qualquer tema e formato que desejar, seja uma entrevista com um especialista, uma conversa informal com um amigo, uma investigação jornalística, uma história de ficção ou qualquer outra coisa que você possa imaginar. Aceitamos podcasts de todos os gêneros, incluindo comédia, crimes reais, documentários de notícias, história, radioteatro e esportes — deixe sua imaginação correr solta.
Apenas certifique-se de que tudo o que você produzir seja uma experiência auditiva completa. Ou seja, seu podcast deve ter começo, meio e fim claros.
Seu envio pode ser um trecho de um podcast mais longo, desde que você demonstre cuidado ao usar o tempo. O início, por exemplo, deve dar aos ouvintes algum contexto sobre o que estão ouvindo; o final pode ser um "fim" definitivo do podcast, ou pode ser a conclusão de um segmento, ou até mesmo o encerramento de uma introdução dentro de um episódio mais longo.
Algumas regras
Além das diretrizes acima, aqui estão mais alguns detalhes:
-
Você deve ser aluno(a) de 13 a 19 anos do ensino fundamental ou médio para participar, e todos os alunos devem ter autorização dos pais ou responsáveis para participar. Consulte a seção de perguntas frequentes para obter mais detalhes sobre elegibilidade.
-
Certifique-se de usar efeitos sonoros ou músicas sem direitos autorais, com algumas exceções. Certifique-se de usar apenas efeitos sonoros ou músicas que você tenha permissão para usar em seu podcast e que não violem os direitos de propriedade intelectual de nenhuma pessoa. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
1. Não inclua efeitos sonoros ou músicas em seu podcast.
2. Crie seus próprios efeitos sonoros ou músicas usando instrumentos ou software de edição de áudio.
3. Procure efeitos sonoros e músicas livres de direitos autorais ou efeitos sonoros e músicas que sejam de domínio público.
4. Use músicas e efeitos sonoros livres de royalties, como os do Freesound e do SoundBible , que tenham uma licença que permita seu uso.
5. Há exceções limitadas de uso justo quando você pode usar legalmente músicas ou efeitos sonoros protegidos por direitos autorais, como quando estiver criticando uma música ou reportando um filme. Leia mais sobre essas exceções para garantir que seu uso de material protegido por direitos autorais não infrinja as proteções de direitos autorais.
Se você usar alguma música ou efeito sonoro, liste as fontes no campo designado no formulário de envio.
-
Sugerimos que você envie seu podcast para daniel.fernandes@ifpa.edu.br para facilitar a audição do seu trabalho pelos nossos jurados. Certifique-se de que as configurações da faixa estejam definidas como "públicas".
-
Sua peça não deve ter mais de cinco minutos. Verifique a duração do seu arquivo de áudio antes de enviá-lo. Para deixar bem claro, 5:01 é mais longo que cinco minutos.
-
O trabalho que você enviar deve ser fundamentalmente seu — não deve ser plagiado, escrito por outra pessoa ou gerado por inteligência artificial.
-
Seu podcast deve ser original para este concurso. Isso significa que ele não deve ter sido publicado no momento da inscrição, seja por uma estação de rádio, outro concurso ou qualquer outro site (exceto na sua página ou na página da turma de um professor). No entanto, após a inscrição neste concurso, você poderá enviar sua inscrição para outra publicação ou concurso para possível publicação.
-
Tenha em mente que o trabalho que você enviar deve ser apropriado para o público do Times — ou seja, algo que poderia ser publicado em um jornal familiar (então, por favor, sem palavrões).
-
Três vídeos curtos de dois produtores de áudio do Times e um ganhador de um concurso estudantil que compartilham dicas sobre como planejar, roteirizar e gravar podcasts significativos.
-
Um webinar gravado sobre como escrever podcasts, no qual você ouvirá um bibliotecário escolar com experiência em ensinar podcasts para alunos, produtores de podcasts do New York Times e alunos vencedores anteriores do nosso concurso.
-
Dois planos de aula sobre ensino com podcasts populares do New York Times: “ Usando o podcast Modern Love para ensinar escrita narrativa ” e “ Experimentando som e história: ensinando e aprendendo com o podcast 'The Daily' ”.
-
“The State of Podcasting”, uma série do The New York Times que inclui artigos sobre podcasters adolescentes , “ voz de podcast ”, histórias de pessoas esquecidas pelo meio , o futuro da indústria e muito mais.
PERGUNTAS SOBRE PODCASTING
O que é um podcast?
Simplificando: podcasts são programas de áudio que podem assumir praticamente qualquer formato. Podem ser uma reportagem ou uma peça de um ato ; uma entrevista formal ou uma conversa amigável ; uma narrativa pessoal ou uma resenha de livro . Alguns podcasts são informativos , outros são divertidos e outros ainda tentam persuadir . Eles podem ser engraçados, sérios, instigantes ou emocionais. Em suma, seu podcast pode ser praticamente o que você quiser.
Como posso fazer meu podcast se destacar?
Buscamos principalmente textos reflexivos, com começo, meio e fim claros. Aqui estão algumas dicas para que seu podcast seja notado pelos nossos jurados:
-
Escolha um tema que seja relevante para você. Sua paixão não só o sustentará durante o processo criativo, como também transparecerá no produto final. Lembre-se, porém, de que você tem apenas cinco minutos, então certifique-se de escolher algo que possa ser abordado com justiça nesse tempo. Por exemplo, você provavelmente não conseguirá abordar todas as mudanças climáticas, mas pode se concentrar em um pequeno aspecto delas, como o desperdício de alimentos na sua comunidade.
-
Use um formato que dê vida ao seu tema. Pergunte a si mesmo: qual é a melhor maneira de contar essa história? É apropriado contar a história do seu próprio ponto de vista ou você deve entrevistar um especialista? Faz sentido que o podcast tenha uma estrutura rígida ou deve ser mais uma conversa fluida? Deve ser não ficção ou uma história de ficção poderia ser mais divertida e significativa?
-
Prepare-se. Antes de gravar seu podcast, crie um esboço ou roteiro. Ter um plano ajudará você a aproveitar ao máximo seus cinco minutos e facilitará o acompanhamento do ouvinte.
-
Certifique-se de que seu áudio esteja nítido. Você não precisa de equipamentos de gravação de alta qualidade para fazer um ótimo podcast, mas lembre-se de falar com clareza e eliminar o ruído de fundo o máximo possível.
-
Use o som de forma consciente e intencional. Palavras faladas, música, efeitos sonoros e ruídos ambientais podem contribuir para uma experiência auditiva envolvente. Pense em como você pode usá-los estrategicamente para fornecer contexto, criar estrutura para o seu podcast e envolver as emoções dos seus ouvintes.
Como posso criar um tópico para meu podcast?
Seu podcast pode ser sobre qualquer assunto. Para ter ideias, comece navegando em nossa lista de 1.000 sugestões de escrita , que inclui perguntas sobre tudo, desde videogames e moda até smartphones e criação de filhos. Tente responder a algumas sugestões que lhe interessem. Depois, você pode escolher uma sobre a qual gostou de escrever como inspiração para o seu podcast.
Se você está pensando em compartilhar uma história pessoal, dê uma olhada nestas sugestões para escrita pessoal e narrativa . Se quiser expressar uma opinião ou participar de um debate, confira esta lista de sugestões para escrita argumentativa . Você pode encontrar ainda mais em nossa coluna Sugestões de Escrita , onde publicamos uma nova pergunta a cada dia letivo.
Alguém mais pode produzir ou editar meu trabalho?
Você pode receber feedback e sugestões para seu podcast, mas o trabalho enviado, incluindo a edição e a produção, deve ser fundamentalmente seu.
xxxx
Como criar um podcast relevante: um guia com 21 exemplos de alunos
Este formato passo a passo leva você da busca pelo tópico certo à pesquisa, esboço e criação de roteiro, tudo ilustrado com exemplos dos alunos vencedores dos nossos concursos de podcast anteriores.
Por Nicole DanielseCatarina Schulten
Não há melhor maneira de entender o que torna uma inscrição bem-sucedida em um de nossos concursos do que estudar o trabalho dos vencedores anteriores. E mesmo que seus alunos não planejem enviar suas composições finais para a nossa competição, mostrar a eles os movimentos bem-sucedidos de crianças da mesma idade pode incentivá-los a experimentar.
É por isso que voltamos e ouvimos podcasts vencedores do passado e os usamos como exemplos para cada etapa do processo de criação do seu próprio podcast.
O que você pode aprender com a maneira como uma adolescente entrevista membros de sua família que foram encarcerados? Com a maneira como outra marca as transições entre o início, o meio e o fim de seu podcast sobre uma famosa pegadinha de 1º de abril? Com a maneira como duas jovens têm uma conversa aparentemente improvisada sobre "Seus Olhos Estavam Observando Deus" em seu podcast sobre escritores negros?
Esperamos que você encontre muitas ideias aqui para pegar emprestadas e adaptar para seu próprio trabalho, e esperamos que você as envie para nosso Concurso Anual de Podcast para Estudantes quando terminar.
Etapa 1: Escolha um tópico.
Primeiro, faça uma lista. Quais são os seus podcasts favoritos? Você os ama porque exploram um tema pelo qual você é apaixonado, porque se interessa pelos apresentadores ou convidados, ou por algum outro motivo?
Em seguida, categorize sua lista por tópico e estilo. Você descreveria os formatos dos podcasts que mais gosta como sendo principalmente de notícias, ou seriam mais bem descritos como entrevistas, conversas ou narrativas?
Olhando para a sua lista, você percebe alguma tendência? Certos temas ou tópicos aparecem com frequência? Há algum tópico sobre o qual você gostaria de encontrar um ótimo podcast, mas ainda não encontrou?
Sua próxima tarefa é fazer uma lista o mais longa possível de ideias para o seu podcast. Anote qualquer coisa que você ache que pode ser divertida de investigar, discutir, descrever ou dar vida e, quando ficar sem ideias, use estas perguntas para adicionar mais:
-
Quando você sai com os amigos, sobre o que você gosta de conversar? Seus amigos acham que você é um "especialista" em determinados assuntos ou tópicos? Quais? Por quê?
-
Quais são seus tipos de entretenimento favoritos? De quais programas de TV, filmes, livros, músicas, museus e esportes você mais gosta?
-
Quais hobbies ou habilidades você tem? O que você sabe muito, por menor que seja, que os outros não sabem?
-
Sobre quais tópicos você acha que seria divertido aprender mais?
-
Quais são as questões que lhe interessam, na sua comunidade ou no mundo?
-
O que no seu entorno imediato poderia lhe dar uma ideia? Há algum familiar que você possa entrevistar, um problema na vizinhança que você possa investigar ou uma história pessoal que você possa contar?
-
Dê uma olhada em nossa lista categorizada com mais de 1.000 sugestões de escrita para estudantes . Muitos podcasts que recebemos no passado — incluindo alguns premiados — começaram quando os alunos responderam a uma dessas perguntas. Que novas ideias eles inspiram em você?
Por fim, inspire-se nos vencedores anteriores e na amplitude de tópicos que eles abordaram.
Um ponto a ser observado : todos esses podcasters escolheram um tema que poderia ser abordado adequadamente nos cinco minutos que concedemos. Embora alguns abordem questões importantes como mudanças climáticas, sexismo ou controle de armas, eles basearam seus textos em um aspecto pequeno, local ou pessoal, da questão que podem explorar a fundo em um curto espaço de tempo.
Ouça:
-
“ Como a pior procrastinadora que conheço liderou a Marcha por Nossas Vidas em Seattle ”
Aliyah Musaliar e Maya Konz concentraram o foco de seu podcast em um protesto contra a violência armada em sua comunidade e, mais especificamente, na organizadora principal, que teve que superar seus próprios problemas para liderar.
-
“ Sexismo em Lillian Osborne ”
Kaia Janmohamed usou referências culturais e citações de repórteres, políticos e ativistas, mas restringiu sua exploração do sexismo às experiências em sua própria escola. -
“ A verdade sobre o cinto de segurança ”
Molly Cleary usou fatos, estatísticas e entrevistas com colegas, mas depois compartilhou sua conexão pessoal com os perigos de não usar cinto de segurança. -
“ Um dia na vida de um estudante ansioso do ensino médio ”
Este podcast é pessoal: Cece Benz mostra ao ouvinte como a ansiedade afeta a experiência de um dia típico no ensino médio. -
“ Tiros disparados ”
Alina Kulman narra a história de uma batalha pelos direitos de armas em uma pequena cidade de Rhode Island. -
“ A evolução da cultura de namoro: um podcast com meus pais! ”
Arí Gibson conversa com seus pais sobre como a cultura de namoro mudou ao longo do tempo. -
“ O que torna uma música memorável? ”
Sanjaya Haritsa mergulha no mundo da teoria musical e da ciência do cérebro humano para explorar a questão: O que torna uma música memorável?
Qual destes se parece mais com algo da sua lista — em termos de tema ou técnica? Por quê?
Etapa II: decida um formato.
Como você já observou, podcasts podem ser uma conversa ou um monólogo solo. Podem apresentar uma entrevista em profundidade com apenas uma pessoa ou mesclar várias entrevistas mais curtas com especialistas com diferentes visões sobre um tema. Podem ser investigações em áudio que destacam reportagens ou um teatro radiofônico com vários personagens e um enredo envolvente. Ou podem ser crossovers que misturam e experimentam vários desses estilos.
Antes de prosseguir, ouça algumas maneiras pelas quais nossos alunos vencedores deram vida a esses formatos. À medida que avança, pergunte-se: O que noto ou admiro neste podcast? Que lições ele pode trazer para o meu trabalho?
Elenco solo : “ Quando eu for mais velho ” de Abby Overstrom
Entrevista longa : “ Como minha vizinha de 90 anos, uma sobrevivente do Holocausto, vê a América hoje ” por Lila Shroff
Reportagem informativa : “ Juuling in My School ” por Lukasz Paul e Krystian Psujek
Conversa : “ Black Ink ” de Kaela Wilkinson e Jalen Lewis
Podcast Theater : “ Alexa, o início da revolução dos robôs ” por Silas Bartol e Mila Barnes-Bukher
Então pergunte a si mesmo…
-
Qual formato, ou formatos, pode ser mais eficaz para o meu podcast? Por quê?
-
Quais são os pontos fortes deste formato?
-
Quais podem ser as fraquezas ou desafios, se houver?
Etapa III: Pesquise o assunto.
Agora que você tem um tópico e um formato, precisará pesquisar para aprender mais — seja para ter uma noção clara das informações básicas necessárias, descobrir quem entrevistar ou decidir quais perguntas fazer.
-
Por exemplo, para fazer “ Ram's Evolution ”, sobre o segundo álbum de Paul McCartney, Tomer Keysar teve que saber muito não apenas sobre o próprio artista e sua história com os Beatles, mas também sobre história da música e jornalismo.
-
Para fazer “ Pobreza Menstrual ”, Genevieve Schweitzer teve que se educar sobre o assunto em geral, como ele aparece nacional e internacionalmente, mas ela também teve que descobrir como o problema se apresenta em sua própria área local.
-
E para “ Histórias de 2 de agosto ”, Emma Melling precisava entender a história local em torno de uma explosão de gás em 2017 que matou duas pessoas na Academia Minnehaha para que sua entrevista pudesse se encaixar bem em uma narrativa maior sobre o incidente.
Agora você vai ouvir atentamente dois podcasts e fazer uma lista para responder a esta pergunta à medida que avança: Que pesquisa e preparação você acha que os podcasters tiveram que fazer com antecedência para falar com conhecimento sobre o assunto e conduzir as entrevistas?
-
“ Com a crise dos opioides, não pare no Narcan ” por Kristina Vakhman
-
“ Minha Família Encarcerada ” por Samantha Zazueta
Por fim, pense nos seus próximos passos. Você precisa marcar alguma entrevista? Há algo que você deva ler ou assistir relacionado ao seu assunto? O que outras pessoas escreveram ou disseram sobre o assunto? Quais informações contextuais os ouvintes precisarão para entender o contexto e como você pode transmitir isso?
Etapa IV: Crie um storyboard ou esboço.
A rubrica do nosso concurso enfatiza a necessidade de um começo, meio e fim claros que, juntos, criem uma "experiência auditiva completa", independentemente do formato. A seguir, focamos em como três podcasts de estudantes abordam essas seções e as transições entre elas.
Ao ouvir, pense em como o som pode ser usado para marcar começos, meios e fins. E, como sempre, considere quais estratégias de composição você pode adotar desses alunos para o seu próprio trabalho.
Inícios: Um podcast de sucesso envolve o ouvinte desde o início, e há muitas maneiras de fazer isso. Ouça as aberturas destes três podcasts prestando atenção ao tema: como elas introduzem o foco? Quando, exatamente, você sabe sobre o que o podcast vai tratar?
00:00 a 00:45 — “ Os Idos de Março: Uma Revolta para Salvar a Terra ” por Madeleine Klass
00:00 a 1:11 — “ O Melhor Arremessador Que Nunca Existiu ” por Harrison Larner
00:00 a 00:45 — “ Memes de depressão e eu: por que parei de olhar para memes de depressão ” por Zuheera Ali
Meios: O meio do seu podcast deve se basear em temas e ideias que foram apresentados no início, mas levar o ouvinte a um nível mais profundo. Ouça os trechos a seguir e pergunte-se como o meio prende sua atenção e aprofunda o que foi apresentado no primeiro minuto.
1:20 a 2:20 — “ Os Idos de Março: Uma Revolta para Salvar a Terra ”
1:30 às 3:28 — “ O melhor arremessador que nunca existiu ”
13h30 às 14h40 — “ Memes de depressão e eu: por que parei de olhar para memes de depressão ”
Finais: Assim como o final de qualquer obra artística, os minutos finais de um podcast devem proporcionar satisfação e encerramento — e muitas vezes podem desafiar ou deixar você pensando. Vá até a marca de minutos listada abaixo e ouça até o final, observando como cada peça faz isso. Novamente, que ideias você pode usar para o seu próprio trabalho?
4h30 — “ Os Idos de Março: Uma Revolta para Salvar a Terra ”
3:30 — “ O melhor arremessador que nunca existiu ”
3:00 — “ Memes de depressão e eu: por que parei de olhar para memes de depressão ”
Por fim, pode ser útil, neste momento, preencher seu próprio formulário de planejamento de podcast (PDF). Ele começa com uma pergunta ou ideia central que pode ajudar a estruturar seu trabalho; orienta você a pensar sobre narração, narrativa, som e entrevistas; e o leva ao estágio em que você pode construir um esboço.
Etapa V: Escreva o roteiro.
Neste ponto, você já tem uma proposta de como será o som do seu podcast, do início ao fim. Agora só falta preencher os detalhes.
Para podcasts com entrevistas: seu principal desafio é decidir quais perguntas você fará. Ouça " Como meu vizinho de 90 anos, um sobrevivente do Holocausto, vê a América hoje ", de Lila Shroff, e reflita:
-
O que você percebe sobre como a entrevista começa?
-
Como Lila usa sua voz e narração para guiar o ouvinte pela história de sua vizinha?
-
Que outras técnicas e elementos estilísticos Lila usa para aprimorar a história?
Uma técnica que pode ser eficaz é convidar o entrevistado a fazer algo, como Lila faz em seu podcast. Ouça mais dois exemplos para obter ideias adicionais sobre como isso pode funcionar e observe como pedir ao entrevistado que faça algo específico pode abrir ou guiar a conversa:
-
“ Podcast da Academia Steel City ” por Erin Addison, Evan Addison e Andrew Arevalo
-
“ Memes de depressão e eu: por que parei de olhar para memes de depressão ” por Zuheera Ali
Quem você vai entrevistar? O que você vai perguntar? E há algo específico que você possa pedir para eles fazerem enquanto você fala?
Para podcasts com histórias ou narração: se você estiver apresentando ou lendo uma história, narrativa ou ensaio, precisará escrever a peça primeiro. E se estiver usando narração para introduzir entrevistas ou outros elementos sonoros, talvez seja necessário criar um roteiro para isso também.
Ouça o podcast narrativo em primeira pessoa de Cece Benz, “ Um dia na vida de um estudante ansioso do ensino médio ”. Ele começa assim:
[Despertador apitando.]
Não. Já são 7? Acabei de ir dormir. Não posso fazer isso de novo. Só preciso desligar a mente. Tem algum botão de desligar ou algo assim? Porque eu adoraria encontrar.
[Embaralhando.]
Ótimo, simplesmente ótimo. De repente, sou atacado por beijos de cachorro. Isso é ruim. Isso é muito ruim. Milhares de bactérias minúsculas entram nos meus poros e me infectam, e eu vou morrer lentamente. Então, acho que hoje é o dia. Até mais! Na verdade, não.
O que você notou no podcast da Cece? O que você acha que foi eficaz? O que você acha que ela teve que escrever com antecedência?
Para podcasts com conversas: você pode querer que seu podcast soe como se você estivesse tendo uma conversa improvisada ou despretensiosa. Isso é ótimo, e você pode improvisar durante a gravação. Mas muitas vezes é útil esboçar um roteiro, ou até mesmo um roteiro completo, antes da gravação.
Ouça " Black Ink ", um podcast de conversação de Kaela Wilkinson e Jalen Lewis. Aqui está uma transcrição parcial de como começa:
Olá e bem-vindos de volta ao “Black Ink”, o podcast onde falamos sobre livros notáveis de autores negros.
Eu sou seu anfitrião Jalen.
E eu sou Kaela.
E esta semana vamos resenhar "Seus Olhos Viam Deus", de Zora Neale-Hurston. Não me surpreenderia se muitos de vocês já tivessem lido este livro, porque ele é definitivamente um clássico.
Certo. Então, faremos uma breve recapitulação do livro, mas queremos nos concentrar principalmente em alguns dos temas e comentários sociais que Hurston incluiu, porque, embora ela o tenha escrito na década de 1930, ele definitivamente ainda é relevante.
Reflita sobre como eles conduzem essa conversa. Na sua opinião, quais elementos são eficazes? Que tipo de pré-escrita você acha que eles fizeram? Quais aspectos provavelmente não fazem parte do roteiro, mas ainda são importantes?
Por fim, convide os alunos a estudarem algumas das transcrições de podcasts populares do Times. O que eles podem descobrir observando as transcrições de " The Daily ", " Still Processing " e " Modern Love "? Por exemplo, como esses podcasts variam as vozes dos diferentes palestrantes com música, efeitos sonoros e material de arquivo? Como esse ritmo se diferencia em um noticiário como "The Daily" e em uma conversa sobre cultura pop como "Still Processing"? Como a variedade e o ritmo afetam a experiência auditiva?
Etapas adicionais: gravar, editar e publicar.
O que acontece depois?
Bem, é aqui que entra o nosso plano de aula prático . Ele pode orientá-lo sobre a arte e a ciência de escolher um dispositivo de gravação, encontrar músicas e efeitos sonoros livres de royalties, usar softwares de edição e divulgar seu trabalho impecável para o mundo. Esperamos que você participe do nosso concurso anual.